Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã
Autor
Duarte Belo
Sinopse
No dia 22 de julho de 2018 atravessei o centro de Portugal, no âmbito do projeto “Depois da Estrada”, publicado em livro dois anos depois. Agora, três anos volvidos, sobre essa viagem entre a serra do Larouco e a praia da Coelha, em Albufeira, fiz uma outra linha, mais curta, próxima e a nascente dessa outra. O objetivo desta viagem, realizada entre os dias 5 e 6 de julho do corrente ano 2021, sensivelmente entre a barragem do Fratel e a Barragem de Santa Luzia, era, de algum modo, comparar os dois itinerários, fazer uma leitura, ou uma interpretação possível, do tempo e do espaço que os separa. Fotografias, palavras e desenhos para o mapeamento da paisagem presente.
Desenhei as duas viagens num mapa. Neste mapa tinha implantados outros pontos, outros levantamentos do espaço-tempo da paisagem e da arquitetura portuguesas. Referenciei os vários lugares em que fiz fotografias.
A imagem devolvida é a de um território com múltiplas referências, que nos remetem para memórias, reconstruções fragmentárias da paisagem. Lutamos contra o esquecimento. Num inevitável aumento da entropia na leitura da terra, construímos objetos de comunicação para a procura da limpidez do olhar e a clareza do pensamento.
Biografia
Formação em arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.750.000 fotografias. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, de que se destacam: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998); Portugal Património (2007-2008) e Caminhar Oblíquo; Depois da Estrada; Viagem Maior (2020). De outros projetos editados em livro poderíamos referir O Vento Sobre a Terra (2002); Território em Espera (2005); Fogo Frio (2008); Portugal Luz e Sombra (2012); A Linha do Tua; (2013); Magna Terra (2018). Expõe desde 1987. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Foi curador de várias exposições. Participa regularmente em conferências sobre paisagem, arquitetura e fotografia. É editor do blog Cidade Infinita.